quarta-feira, 28 de setembro de 2011



Segundo o Tribuna Livre “Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, anunciou nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte, os 63 municípios mineiros contemplados com os recursos do ICMS Turístico em 2012, previstos em R$ 10 milhões.
De acordo com Patrus Filho, a distribuição da parcela do ICMS Turístico é uma ação pioneira no Brasil e Minas Gerais dá exemplo de descentralização de recursos, com repasses diretos aos municípios. ‘Esta é uma forma da política pública ser executada na ponta, nas cidades, que detêm o conhecimento de suas reais necessidades e sabem em quais ações o benefício será melhor aplicado para o desenvolvimento do turismo’, afirmou o secretário.”
            Issos significa que Grão Mogol estará ainda mais preparada para receber e desenvolveu seus projetos turísticos com responsabilidade e seriedade e confirma o Paraiso das Águas Hotel como a melhor opção para desfrutar a região.


terça-feira, 27 de setembro de 2011



Não existe coisa mais chata do mundo do que viajar e esquecer de colocar na mala um item muito importante e necessário na sua viagem. Hoje nosso blog trás uma pequena lista de coisas que você deve colocar na mala para fazer com que sua viagem seja perfeita.
É muito importante, antes de qualquer viagem, que você faça um chek-list, com os itens além daqueles pertencentes a mala e sempre, sempre pesquise sobre o destino.
Se a viagem for no verão, leve:
§  1 calça jeans
§  3 camisetas
§   calça de tecido confortável
§  1 bermuda
§  1 par de tênis
§  1 jaqueta jeans
§  1 par de chinelos
§  3 pares de meia
§  5 cuecas/calcinhas
§  3 sutiãs
§  1 toalha
§  Produtos de higiene pessoal: shampoo, condicionador, sabonete, escova e pasta de dente e protetor solar.
§  1 cadeado, para deixar suas coisas trancadas
§  1 despertador (para não perder o trem, etc)
§  1 diário e caneta para anotar suas aventuras e os contatos dos amigos que fizer
§  1 guia turistíco
§  1 mp3
§  1 máquina fotográfica
§  1 kit de remédios para dor de estômago, de cabeça e o que você precisa tomar
§  Pilhas (tem gente que leva carregador, uma boa opção)
§  Sacos plásticos para por a roupa suja
§  Mochila pequena para usar no dia a dia

Se for no inverno, acrescente a esta lista:
§  casaco quentinho
§  1 cachecol
§  1 gorro
§  1 par de luvas
§  1 par de bota confortável


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

            Hoje vamos dar dicas para você que quer viajar, mas sem sair de casa: Blogs!
Páginas na internet com relatos de viajantes pelo mundo podem render excelentes dicas de destinos e um passatempo divertido para os internautas. Hoje nosso post vai indicar alguns blogs de referência nesse assunto, para você como o espírito aventureiro.
      
1.http://www.boaviagem.org - O Boa Viagem dá dicas incríveis e informações importantes na hora de planejar sua viagem.

2. http://www.esvaziandoamochila.com/ Esvaziando a Mochila conta um relato interessante de um viajante. Pra quem procura fotos bacanas de viajantes.


3. http://pelo-mundo.blogspot.com/ O Pelo Mundo, comando pela Mari Campos, dá todos os detalhes e novidades do mundo turístico que estão por vim, desde lugares exóticos como a Jamaica, até clássicos, como a Disney Orlando.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

                Hoje a dica é de turista pra turista. Nosso post foi feito pelas lentes dos que passaram por aqui. Fotos de turistas que captaram a essência e beleza das igrejas, cachoeiras, ruas e natureza numa paisagem inesquecível. Grão Mogol te espera!








Fontes:

terça-feira, 20 de setembro de 2011


Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas, rituais etc.
Grão Mogol possui sítio arqueológico rico em pintura rupestre. Os painéis contem a expressão histórica e permitem a identificação de um povo e uma visita a uma cultura pré-histórica. E corroboram a diversidade cultural de Grão Mogol.


Representação de dois grandes veados, sendo um deles listrado, justifica o nome do sítio. (Sítio Veado Listrado)

Fontes:

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

                Grão Mogol é uma cidade rica de história e cultura. Isso significa que seu povo trabalha em prol de construir lembranças e memórias de arte para que seja símbolo forte da cidade. Os Artesões da nossa cidade são um exemplo.
                Antônio Edgar Pereira é um nome que levanta esta bandeira. Realizando esculturas e trabalhos em pedras onde retratam monumentos históricos e a trajetória de Grão Mogol. A habilidade de trabalhar em pedras é tamanha que suas peças já circularam pro outra regiões e lugares e ganham espaço.
                Confira seu trabalho nas fotos abaixo.




terça-feira, 13 de setembro de 2011




Filmar a cidade de Grão Mogol através de uma oficina de cinema é uma idéia muito bacana. Tão bacana que virou realidade.
O Projeto foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O Projeto capacitou 20 jovens das zonas rural e urbana de Grão Mogol com idades entre 17 e 24 anos para a produção coletiva de um Vídeo Documentário histórico sobre o município. As oficinas de capacitação que antecederam as filmagens, ocorreram entre maio e julho de 2010. Os alunos foram capacitados dentre os diversos temas relacionados a cinema, em: roteiro, produção, direção, edição de filmes e fotografia.
O resultado desta Oficina foi a produção de um Vídeo Documentário intitulado “De Grão em Grão” que foi captado em vídeo digital, e com duração de 60 minutos.
Além de promover o resgate histórico e cultural de Grão Mogol, o Projeto pretendeu também difundir o uso da tecnologia digital como forma democrática para difusão de idéias, culturas, expressões e arte.O filme foi norteado por entrevistas filmadas em Grão Mogol, de historiadores e personalidades locais de notório saber histórico. Contou ainda, com entrevistas da Profª. Drª. Ivana Parrela, historiadorada UFMG, do Prof. Dr. Renato Silva Dias, historiador e do Prof. Dr. João Batista de Almeida Costa, antropólogo ambos da UNIMONTES e do Prof. Dr. Mário Luiz Chave do Instituto de Geo-Ciências da UFMG.

Saiba mais nas redes sócias do Projeto.
Twitter: @DocumentarioGM

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Maria das Dores Pereira Alcântara, moradora de Grão Mogol, ensina a fazer uma receita típica da cidade. Segundo ela, o prato que dá mais ‘sustança’ é a farofa de Feijão-andú, prato que ela revela agora, para vocês:



Lavar o feijão-fava e deixá-lo coberto com água por 20 minutos. Escorrer e cozinhá-lo, com dois litros e meio de água, na pressão, por 20 minutos. Em uma vasilha, pôr o cheiro verde, o sal, a cebola, o pimentão, a farinha de mandioca e o feijão-fava sem o caldo. Misturar e reservar. Fritar o toucinho em uma colher (sopa) de óleo, alho e sal, até dourar. Reservar. Fritar, na mesma gordura, quatro ovos, misturá-los e pôr o colorau. Abaixar o fogo e despejar o feijão-fava com os temperos. Mexer e temperar a gosto. Espalhar o torresmo sobre a farofa. Cozinhar o ovo restante, cortá-lo em fatias e decorar.

 

Fonte: http://sites.uai.com.br/guiagastronomia/graomogol_farofafeijaofava.htm




terça-feira, 6 de setembro de 2011



Localizada na Praça Ezequiel Pereira, a Igreja da Matriz de Santo Antônio, feita de pedra (não possui cimento para segurar as paredes), foi construída por escravos e hoje é a principal atração de Grão Mogol. No altar fica a grande imagem do Santo Antônio, que é padroeiro da cidade, segurando o menino Jesus. Além das janelas de madeira, coberta de telha colonial, dando um aspecto rústico e bonito, no Norte de Minas Gerais.
Visite Grão Mogol e descubra esse e outros pontos turísticos que encantam turistas de todas as partes.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011


O carnaval de Grão Mogol vem ganhando atenção e destaque em todo o cenário estadual, pela organização, animação e atrativos que a cidade oferece. Por todos os lados acontecem atrações musicais e fanfarras que animam o público. Pergunte para quem já veio e se programa porque em 2012 a festa será ainda maior. Confira algumas fotos dos anos anteriores:







quinta-feira, 1 de setembro de 2011

      Hoje, dia do educador do físico, vamos falar sobre dois esportes naturais (a tirolesa e o rafting) que você pode praticar no rio Itacambiraçu, aproveitando o melhor do meio ambiente e extraindo energia em uma prática de turismo sustentável.

      
        A tirolesa á a travessia entre dois extremos de grandes desníveis através de cordas. Dos esportes de aventura, a tirolesa é uma das atividades mais seguras, exigindo pouca habilidade física.  Mas isto não quer dizer que o esporte não proporcione muito prazer, emoção e adrenalina, dando uma sensação de liberdade. O esportista só precisa confiar no equipamento e relaxar. Ela pode ser realizada no rio Itacambiraçu, com trilha direto do Paraíso das Águas.

          O rafting já apresenta uma dificuldade mais elevada: Uma equipe no bote remando em sincronismo e driblando os obstáculos que o rio apresenta. O instrutor passa os comandos para vencer uma corredeira, que pode apresentar diversos níveis de dificuldade e até variações do mesmo rio, pois ele se altera conforme o nível das águas.
         A equipe toda trabalha para ultrapassar as pedras e degraus, principalmente dominando o bote para que ele não vire e faça as manobras. O contato com a água e a natureza garante a esse esporte uma sensação incrível, acrescida de muita emoção.
         É importante que o turista realize esses esportes naturais somente com profissionais qualificados e com os equipamentos todos em ótimo estado de conservação, garantido a segurança de todos os envolvidos.