segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Origem da Feijoada!


Origem da feijoada!


        Como vocês sabem, está acontecendo uma tradicional feijoada ao sábados, no Paraíso das Águas Hotel. E que tal conhecer a história da feijoada aqui no nosso blog? Aqui vai mais uma dica turística e gastronômica!
       A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.
        Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos.


           Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Carnaval mais limpo!

Carnaval mais limpo!

         Durante o carnaval de Grão Mogol, o meio ambiente e a cidade não ficam de fora da folia. Nos últimos anos  acontece nos principais acessos a cidade, a blitz por um carnaval mais limpo, que visa conscientizar os moradores e turistas da importância em se manter um ambiente limpo e destinação do próprio lixo.
         A Prefeitura Municipal, a ONG e o MFC promoveram ações de educação ambiental na entrada da cidade, contando com a participação do jovens, adolescentes e casais.
            Confira fotos das blitz's dos últimos dois anos:






quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Trilha do Barão!


Trilha do Barão!


                
           É uma trilha que foi construída pelos escravos do Barão de Grão Mogol, o senhor Gualter Martins Pereira, para ligar a sua fazenda ao Arraial de Grão Mogol.Foi toda pavimentada em cantarias (pedras irregulares), e margeadas por muros de arrimo em rocha.Uma exuberante e desafiadora engenharia, se tratando das íngremes encostas da serra.Trata-se da mais importante trilha preservada no município e até mesmo na região do Norte de Minas. Um lugar de beleza sem igual, boa parte do trajeto tem uma vegetação rasteira em decorrência da altitude, tornando o local com boa ventilação. O Barão representava os interesses da coroa portuguesa e por isso era a personalidade local mais importante na época da extração de diamantes.Esse fato fez com que a trilha fosse considerada por todos uma estrada real.Por ela o Barão e seus familiares eram transportados em liteiras pelos escravos até chegar à cidade.Mesmo após a mudança do Barão Rio Claro (SP), a trilha continuou a ser utilizada por lavradores.

Localização: Sede e Cafezal
Ponto de Referência: Os pontos que servem como referência para o deslocamento de visitantes até a Trilha é o final da Rua Franklin Barbosa
Período histórico do atrativo: Período Colonial no Brasil, final século XVIII
Utilização original do atrativo: Caminho que dava acesso a Casa do Barão de Grão Mogol
Utilização do atrativo: Turismo e Cultura
Descrição do acesso mais utilizado: A via de acesso mais usada é o final da Rua Franklin Barbosa.
É necessário autorização prévia para acesso? De que tipo? Sim, IEF.
Há limite quanto ao número de pessoas? Qual? Sim. 15 pessoas.
Que atividades são realizadas no atrativo?
No atrativo podem ser realizadas atividades como caminhada, visita à Fazenda Cafezal, cicloturismo e cavalgada.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cuidados para seu carnaval!


Cuidados para seu carnaval!

A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos.
    No carnaval é necessário atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco, uso de bebidas alcoólicas, dentre outros riscos típicos do feriado mais famoso do país.


Dicas de saúde para o carnaval: Alimentação


O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo.
Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais.
Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão. 

Dicas de saúde para o carnaval: Hidratação



               Esse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.
Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro. 

Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares



O carnaval é uma época do ano em que as lesões de músculo se tornam mais comuns. Essas lesões podem ser divididas em dois grandes grupos: lesões traumáticas decorrentes de acidentes e as lesões traumáticas por sobrecarga, decorrentes da maior atividade física sem o preparo adequado.
Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuiddado. O importante é utilizar um calçado adequado, de preferência um tênis confortável, fazer exercícios de alongamento e um aquecimento antes de cair na folia. 

Dicas de saúde para o carnaval: bebidas alcoólicas



O uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija.
Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Deu no jornal!

           
         O Paraíso aos poucos vai ganhando destaque por servir e hospedar seus clientes de maneira tão satisfatória. E deu no jornal. O jornalista Alberto Sena esteve em Grão Mogol e se hospedou no Paraíso, para conhecer o presépio 'Mãos de Deus', atração turística marcante da cidade. E sua opinião virou nota no jornal que ele contribui, 'O Tempo' (um dos jornais de maior destaque no Estado de Minas Gerais). 
             Veja abaixo a nota dedicada ao Paraíso das Águas e à Grão Mogol (clique para ampliar). Ressalva para o trecho: "A inauguração do Hotel Paraíso das Águas (...) foi um vigoroso sinal do desenvolvimento anunciado para Grão Mogol."




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pacote de Núpcias!


          O Paraíso também pensou nos noivos, e acaba de inaugurar o Pacote de Núpcias, afinal, seu amor merece o Paraíso. Além de inúmeros benefícios e surpresas românticas, o apartamento é decorado com rosas e velas aromáticas, proporcionando um clima romântico para o mais novo casal.
        Na imagem abaixo você pode conferir todos os detalhes dessa noite mais que especial!

(clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pizza!


      
          Não, a pizza não é de origem italiana, como a maioria pensa.


      Há seis mil anos antes de Cristo, os egípcios desenvolveram a receita de uma massa, resultado da farinha e água, que serviu de base para a "nossa" massa de pizza. A receita egípcia percorreu diversas civilizações ao longo da história. Os gregos, por exemplo, resolveram misturar a farinha de trigo juntamente com o arroz e assar tal mistura em tijolos quentes. Os fenícios tiveram a idéia de adicionar cebolas e carnes por cima desta massa.

           Entretanto, não podemos falar em pizza sem ressaltar a contribuição dos italianos.

          
           Os turcos muçulmanos adotaram o costume dos fenícios durante a Idade Média e, devido às cruzadas, a receita da "pizza dos fenícios" chegou à Itália através do porto de Nápoles. No começo, as pizzas eram destinadas aos italianos pobres, para acabar com a fome do povo, sendo adicionados à massa apenas alguns azeites e ervas. Além disso, a pizza era comida como um sanduíche.

          A pizza redonda surgiu na cidade de Nápoles. Nessa época, já eram adicionados tomate, toucinho, peixes fritos e queijo. A fama da pizza se espalhou pelo mundo inteiro, o que resultou no surgimento da primeira pizzaria da história: Port'Alba, a qual foi ponto de encontro de vários artistas da época, fato que retirou definitivamente o estereótipo de “alimento dos pobres”.

              No Brasil, a pizza chegou por meio dos imigrantes italianos, na década de 50.




Blog que nos ajudou hoje:http://www.historiadetudo.com/pizza.html

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

"Bloco das Virgens" - Carnaval Grão Mogol

              
         A Prefeitura de Grão Mogol aguarda ansiosamente os turistas. A cidade norte-mineira que recebeu o maior número de visitantes no carnaval do ano passado, prepara-se para não somente repetir a dose em 2012, como realizar um folia ainda melhor.
Uma das principais atrações populares do carnaval de Grão Mogol é o tradicional desfile do ‘Bloco das Virgens’, que sai às segundas-feiras de carnaval. Na brincadeira, homens se vestem de mulheres e as mulheres de homens e saem pelas ruas da cidade.
Além disso, o bloco é guiado pelo jegue elétrico, que anima a galera e não deixa ninguém ficar pra trás. Que tal conhecer um pouco desse carnaval?
Vejas as fotos do ‘Bloco das Virgens’ dos anos anteriores:






quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

2012 de Férias!



          É tempo de se programar para os feriados que estão por vim em 2012. E são muitos, 2 a mais que em 2012, além de um número grande ter caído na sexta-feira, o que para muitos possibilita uma esticada maior no descanso. Porque não se programar com antecedência?



01/01/2012 (Domingo) - Confraternização Universal


21/02/2012 (Terça-Feira) - Carnaval


06/04/2012 (Sexta-Feira) - Paixão de Cristo


21/04/2012 (Sábado) - Tiradentes


01/05/2012 (Terça-Feira) - Dia do Trabalho


07/06/2012 (Quinta-Feira) - Corpus Christi

07/09/2012 (Sexta-Feira) - Independência do Brasil

12/10/2012 (Sexta-Feira) - Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil

02/11/2012 (Sexta-Feira) - Finados

15/11/2012 (Quinta-Feira) - Proclamação da República

25/12/2012 (Terça-Feira) - Natal