quinta-feira, 27 de setembro de 2012



27 de setembro – Dia Mundial do Turismo


            O dia mundial do turismo é comemorado em 27 de setembro.  A data foi instituída pela Organização Mundial do Turismo, órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979. Durante a realização de uma Assembleia Geral da organização, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro. A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
            A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona. O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares. Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
            As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de um país, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal.

terça-feira, 25 de setembro de 2012



DICAS ÚTEIS PARA QUEM VIAJA DE ÔNIBUS


Muitas empresas de ônibus oferecem programas de fidelidade com prêmios como passagens gratuitas e descontos, procure sabe disso antes de viajar.

Se for viajar com animais de estimação, consulte antes a empresa de ônibus para saber da documentação necessária para o embarque do animal.

Se estiver viajando com menores de idade, confira se está com toda a documentação exigida para o embarque do mesmo. Em caso negativo, procure o Juizado de Menores para informações de como proceder.

Muita gente não sabe, mas existe também limite de bagagem para quem viaja de ônibus. O limite é de 5 quilos para bagagem que vai dentro do ônibus e mais 30 quilos para bagagem despachada no bagageiro.

Sempre que possível, consulte e compre sua passagem de ônibus no site da própria empresa, muitas delas oferecem descontos e parcelamento para quem opta por comprar online.

Em viagens muito longas, procure exercitar seu corpo de 2 em 2 horas, para evitar problemas sérios como trombose. Faça alongamentos e, se possível, caminhe pelo ônibus para ativar a circulação sanguínea.

Durante a viagem use roupas leves, folgadas e confortáveis, de tecidos que não impeçam a transpiração natural, e sapatos ou tênis já amaciados, que não apertem os pés. Evite tecidos sintéticos, como lycra, mesmo nas roupas íntimas, dê preferência ao algodão.

Evite ingerir alimentos gordurosos e outros com os quais não está habituado. Um desarranjo intestinal durante a viagem certamente não será nada agradável. Evite ainda bebidas alcoólicas e mantenha-se hidratado com água mineral.

terça-feira, 18 de setembro de 2012



ILUSTRAÇÃO E TURISMO JUNTOS

            Você conhece o “They Draw and Travel”? É um site de mapas de viagens que tem uma proposta simples, assim como o próprio título: ilustradores do mundo são convidados a criar a sua versão de mapa da cidade que visitaram com a sua própria visão da mesma. O resultado? Ilustrações lindíssimas e um olhar próprio de cada lugar visitado.
            O que, atualmente, é o mais importante para nos convencer a visitar um determinado lugar? As opiniões que confiamos já não estão mais em folhetos de agências de viagens padronizados ou em guias com milhares de monumentos imperdíveis por cidade. Hoje, com o incrível poder de compartilhamento de informações dado pela internet e pelas redes sociais, sentimos que sabemos melhor em quem confiar no momento de escolher um destino ou o que fazer quando chegar lá. Optamos então por buscar conselho com quem nos identificamos ou com pessoas que admiramos, seja através de uma conversa, dos nossos amigos do Facebook, de um quadro do Pinterest ou em algum dos milhões de blogs de viagens que as pessoas criam na volta.
            Desenhar mapas é uma das profissões mais antigas do mundo, e no TDAT, os ilustradores fazem seus mapas particulares, com pequenos trechos daquilo que realmente os inspirou. Veja os exemplos abaixo e comece já a sonhar com o próximo destino.

Manhattan, Nova York, por Margot Miller

Bangalore, India, por Gayatri S.

Hel, Polônia, por Monika Sommer Lapajew

Paris, França, por Joana Faria

Lisboa, Portugal, por Claire Murray
 
Londres, Inglaterra, por Robyn Mitchell

Nova York, Estados Unidos, por Samarra Khaja

Osaka, Japão, por Dave Song

Rio de Janeiro, Brasil, por Nik Neves

Antartica, por Aneu Martinez


quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Grande riqueza do estado de Minas Gerais é a Praia do Vau, que está situada às margens do Rio Itacambiraçú, em Grão Mogol. O local sempre atraiu muitas pessoas: garimpeiros que buscavam diamantes no rio, e pessoas em busca das boas condições de trabalho, clima e água da região.

Além da areia branca, a paisagem da Praia do Vau é marcada pelo relevo montanhoso, com encostas bastante íngremes e cobertas por vegetação rasteira. No entorno da Praia do Vau, é comum encontrar grutas e nascentes, que são mais um atrativo para o local.


Com água bastante limpa e de temperatura agradável, e bela paisagem, a Praia do Vau se tornou um destino turístico bastante procurado por pessoas de cidades vizinhas. Costuma ser muito usada para acampar, caminhar e para a prática de tirolesa e ciclismo.

Conta a história que foi encontrada uma pedra com figura do Divino Espírito Santo esculpida, que foi levada para a Igreja Matriz. Porém, em poucos dias, a pedra reapareceu no local onde havia sido encontrada. Isso aconteceu repetidas vezes, até que foi decidido edificar a Capela do Divino, feita em pedra e que até hoje abriga a pedra sagrada que nunca mais saiu do lugar.

Assim, como atrativo adicional da cidade de Grão Mogol, a Praia do Vau é palco da Festa do Divino Espírito Santo ou, como é conhecida na região, Festa do Vau, quando ocorrem reinados, barraquinhas, procissões, missas, levantamento de mastro e shows.

terça-feira, 11 de setembro de 2012



Em férias, mulheres mudam o look quatro vezes ao dia!

Pesquisa ajuda a desvendar o porquê de as mulheres sempre excederem na quantidade de bagagem. Segundo os dados coletados, elas costumam trocar de roupas pelo menos quatro vezes ao dia. Assim, elas lotam as malas com pelo menos 28 looks para apenas uma semana.


O levantamento foi divulgado no mês passado. Para descobrir o que as mulheres levam na bagagem, foram entrevistadas 2 mil viajantes e elas admitiram trocar, em média, quatro vezes de roupa durante um dia de passeio. Algumas, no entanto, chegando a desfilar sete combinações diferentes nesse mesmo tempo.

A pesquisa ainda descobriu que oito em cada dez turistas do sexo feminino não chegam a usar tudo o que levam. Isso porque a mala costuma ser bastante generosa, contendo quatro vestidos, seis blusas, quatro variações de shorts ou saias, duas calças, três biquínis, três pares de sandálias e mais dois de sapatos. Isso tudo apenas para uma semana de hospedagem!

E, se assim já é possível rechear uma gorda bagagem, ainda é preciso contabilizar as compras que ainda serão feitas durante o passeio. A pesquisa desvendou que elas adquirem pelo menos dois novos itens nas férias.

Uma das responsáveis pelo levantamento explicou que elas precisam de mais looks em viagens porque costumam fazer várias coisas ao longo do dia, sendo que cada atividade exige um modelo apropriado. Assim, é preciso de biquíni para ir à piscina, shorts para andar pelas lojas e um bonito vestido para o jantar.

Não é à toa que, em viagens aéreas, uma em cada cinco mulheres acaba excedendo o limite de bagagem.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Hotel Glória com muita história para contar

A história do Hotel Glória começa diante de um importante acontecimento histórico: o centenário da Independência do Brasil. A pedido do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, foi idealizado um projeto que oferecesse requinte, sofisticação e excelência de serviços para hospedar as delegações estrangeiras que viriam para os festejos comemorativos da ocasião.


À frente da construção, estavam o empresário Rocha Miranda e o projetista francês Joseph Gire, o mesmo idealizador do Copacabana Palace e Palácio das Laranjeiras. Em 15 de agosto de 1922, era inaugurado o Hotel Glória, o primeiro cinco estrelas do Brasil, considerado também o primeiro prédio de concreto armado do país. Sua localização era estratégica: no bairro da Glória, antes mesmo da construção do Aterro do Flamengo, o hotel ficava a poucos metros do mar e possuía uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Corcovado. Além disso, estava a apenas 1,5 quilômetro do Palácio do Catete, então sede do governo federal.


O Hotel Glória, inclusive, sempre teve uma grande importância política ao longo das décadas. Epitácio Pessoa esteve presente na cerimônia de inauguração, tendo sido o primeiro dos 19 presidentes a passar pelo hotel. Entre eles, Getúlio Vargas, Ernesto Geisel, Juscelino Kubitschek, José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O Glória serviu ainda de residência para deputados, senadores e ministros. A também proximidade do centro cultural da cidade contribuiu ainda mais para a história de glamour do Hotel Glória, que, ao longo de sua existência, recebeu diversas estrelas do cinema, teatro e música.


Em maio de 1949, o engenheiro italiano Arturo Brandi adquiriu o prédio e passou a administrá-lo juntamente com seu sócio, Eduardo Tapajós, que, posteriormente, assumiu integralmente o comando do hotel. Em 1995, o Hotel Glória entrou para o Guinness Book como o maior em número de quartos no país. Em meados dos anos 90, iniciou-se um programa de reforma e modernização, que, em 1997, transformou o Glória no primeiro hotel totalmente informatizado do Rio de Janeiro. A partir daí, passou a integrar um sistema de reservas conectado às agências de viagens em todo o mundo. O empresário Eduardo Tapajós dirigiu o hotel por meio século até sua morte em 1998. Em seu lugar, assumiu sua viúva, Maria Clara Tapajós.


 Em 2008, a administração do Hotel optou por vender o empreendimento ao Grupo EBX, do empresário Eike Fuhrken Batista. O Glória Palace Hotel – nome dado pela nova gestão – está passando por reforma e revitalização, que devolverão todo o charme e pioneirismo tecnológico ao hotel, através de um projeto sustentável e inteligente.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os 10 monumentos mais visitados no mundo

Prédios históricos ou mesmo construções modernas, alguns monumentos se tornaram ícones turísticos e atraem multidões todos os anos.  A revista Travel + Leisure fez recentemente uma pesquisa e apontou os 60 monumentos mais visitados de todos os tempos. Vamos mostrar os dez primeiros colocados. O Brasil só aparece na 29ª posição com o Cristo Redentor.

1º – Estátua da Liberdade – Nova York
A escultura de cobre foi um presente dos franceses. Estrategicamente colocada em uma ilha, a Estátua atrai multidões e os ingressos para a visita diária são limitados.


2º – Empire State Building – Nova York
Experimente ir à Nova York e não conhecer esse prédio. Na volta, vai se aborrecer com a quantidade de pessoas que vão lhe questionar o porquê de não ter subido no prédio mais alto da Big Apple.


3º – Golden Gate Bridge (Ponte do Portão de Ouro) – São Francisco
Uma das primeiras imagens que vêm à cabeça quando se fala em São Francisco: a ponte laranja. Uma das mais conhecidas do mundo.


4º – Torre Eiffel – Paris
Construída para comemorar o centenário da Revolução Francesa. Por muito tempo, foi a edificação mais alta do mundo. Hoje é, por si só, um dos motivos para se visitar a cidade.


5º – Big Ben – Londres
O Big Ben é o sino, mas o ícone mesmo é a torre com o relógio. Não dá para sair de lá sem uma foto clássica e uma conferida nas horas para ver se você tem a pontualidade dos britânicos.


6º – Coliseu – Roma
Símbolo do Império Romano, o monumento foi construído no ano de 82 d.C. e foi palco de apresentações variadas, até mesmo lutas sangrentas. Hoje é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.


7º – Millenium Parque – Chicago
Parque público com mais de 100 mil metros quadrados. Foi inaugurado em 2004. Logo a região ficou supervalorizada e hoje tem alguns dos lotes mais caros do país.


8º – Basílica de São Pedro – Roma
A maior das igrejas do cristianismo. Tem 23 mil m². Sob o altar da basílica está enterrado São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus e primeiro Papa.


9º – Swiss Re Building – Londres
Na cidade, o prédio é mais conhecido como The Cucumber (O pepino). É um prédio de escritórios, todo espelhado e, para falar a verdade, não muito atrativo. Legal para tirar umas fotos, mas melhor ainda se for de longe.


10º – The High Line – Nova York
Parque erguido sob uma antiga linha férrea de Manhattan. Foi criado em 2009 e já é atração turística concorrida e exemplo mundial de urbanismo sustentável.