terça-feira, 13 de setembro de 2011




Filmar a cidade de Grão Mogol através de uma oficina de cinema é uma idéia muito bacana. Tão bacana que virou realidade.
O Projeto foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O Projeto capacitou 20 jovens das zonas rural e urbana de Grão Mogol com idades entre 17 e 24 anos para a produção coletiva de um Vídeo Documentário histórico sobre o município. As oficinas de capacitação que antecederam as filmagens, ocorreram entre maio e julho de 2010. Os alunos foram capacitados dentre os diversos temas relacionados a cinema, em: roteiro, produção, direção, edição de filmes e fotografia.
O resultado desta Oficina foi a produção de um Vídeo Documentário intitulado “De Grão em Grão” que foi captado em vídeo digital, e com duração de 60 minutos.
Além de promover o resgate histórico e cultural de Grão Mogol, o Projeto pretendeu também difundir o uso da tecnologia digital como forma democrática para difusão de idéias, culturas, expressões e arte.O filme foi norteado por entrevistas filmadas em Grão Mogol, de historiadores e personalidades locais de notório saber histórico. Contou ainda, com entrevistas da Profª. Drª. Ivana Parrela, historiadorada UFMG, do Prof. Dr. Renato Silva Dias, historiador e do Prof. Dr. João Batista de Almeida Costa, antropólogo ambos da UNIMONTES e do Prof. Dr. Mário Luiz Chave do Instituto de Geo-Ciências da UFMG.

Saiba mais nas redes sócias do Projeto.
Twitter: @DocumentarioGM

Nenhum comentário:

Postar um comentário