segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Infância próxima à natureza estimula preocupação ambiental na vida adulta.





        O contato direto com a natureza na infância tende a surtir efeitos positivos e duradouros, que se refletem nas atitudes ou no comportamento dos adultos que as crianças vão se tornar. Foi o que descobriram duas pesquisadoras da Universidade de Cornell: Nancy Wells, do Departamento de Design e Análise Ambiental, e Kristi S. Lekies, do Departamento de Desenvolvimento Humano. O trabalho foi publicado na revista Children, Youth and Environments, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.


          Por meio de entrevistas com 2 mil pessoas com idades variando dos 18 aos 90 anos, as pesquisadoras testaram a possível relação entre o grau de envolvimento infantil com a natureza e as atitudes e os comportamentos em questões ambientais na idade adulta. Duas grandes questões nortearam a pesquisa: "Como pode a interação na infância com o ambiente natural começar a moldar uma trajetória de vida que inclua respeito às preocupações ambientais e ações ecológicas? Que atividades ou eventos específicos na juventude podem iniciar uma pessoa numa trajetória de vida rumo a um comprometimento com comportamentos e atitudes ambientalmente conscientes?".
        Então não seria a hora e o momento de levar a criançada para uma viagem ecoturística? Grão mogol é o destino certo para a prática de esportes naturais e para o contanto das crianças com o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário