terça-feira, 9 de outubro de 2012


TRÊS DICAS SIMPLES QUE IRÃO MELHORAR INCRIVELMENTE SUAS FOTOS DE VIAGEM

Apesar da tensão sempre existente entre fotografar e vivenciar uma viagem, todo turista é um fotógrafo, por isso vamos compartilhar algumas dicas. E você não precisa saber grandes regulagens manuais, nem ter máquinas enormes pra tirar fotos legais: as câmeras automáticas compactas cuidam das regulagens necessárias pra maioria dos tipos de foto, e têm uma boa qualidade de imagem. Mas se você conhecer um pouquinho seu equipamento e treinar olhar antes de apontar e clicar, verá que dá pra melhorar bastante. Há certas coisas que uma máquina nunca poderá fazer por você e uma delas é tirar boas fotos.


1. Preste atenção na composição! Composição é a organização de elementos visuais em uma obra de arte. Ou seja, o que, como e onde cada coisa entra na sua foto é a composição. Para melhorar suas fotos, o primeiro passo é passar a pensar nelas, em vez de simplesmente clicar a esmo tudo o que lhe aparece pela frente. Transforme o ato de fotografar em algo consciente e verá suas fotos melhorarem drasticamente sem precisar gastar nada em equipamento. Fotografe primeiro com o seu olho, e depois com a câmera.

2. Leve em conta a luz do dia. Sendo que fotografia quer dizer "desenhar com luz", é meio óbvio que a luz do dia interfira totalmente no resultado da sua foto. O primeiro cuidado é entender onde o sol está (atrás de você? Na sua frente? É manhã, meio dia ou entardecer?) e compor sua foto de acordo.

3. Desligue o flash. Um monte de regulagem completamente automática dispara o flash a torto e à direito, e isso pode causar diversos problemas. Primeiro, a luz do flash na hora errada pode simplesmente chapar sua foto, tirando profundidade, criar cores estranhas, refletir em óculos e outras superfícies. Segundo, pra objetos distantes, não adianta ter o flash ligado, mesmo que seja noite, você estará apenas gastando sua bateria à toa e, numa viagem, uma bateria vazia pode significar muitas fotos perdidas. Existem momentos em que o flash é necessário e tem aplicação, mas em geral, nessas viagens, ele não é, e na dúvida, desligue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário