terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aeroportos, hotéis, restaurantes. Saiba como se proteger em cada um dos lugares.


Turistas podem ser alvos fáceis de assaltantes. Hoje nosso blog vai dar dicas de como você deve se portar em cada ambiente: Terminal Rodoviário, Hoteis e Restaurantes. Geralmente os locais mais freqüentados por turistas.
Aeroporto ou Terminal Rodoviário:


- Os momentos de embarque e desembarque no aeroporto são os mais críticos para um viajante. O cansaço e o excesso de gente provocam desatenção e vulnerabilidade em relação a furtos. Fique atento nos terminais.
- Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque.
- Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou.
- Nunca fale com estranhos. Em todos os aeroportos de São Paulo há uma Deatur, Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista, com profissionais treinados para ajudar.
- Não se descuide de seus pertences em nenhum momento.
- Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem.
- Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro.
- Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público.
- Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado.
- Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas.
- Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido.
- Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi.
- É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop.
- Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela.
- Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.

No hotel:


- Como é o lugar que o visitante passa mais tempo, ele também necessita de atenção especial. Apesar de haver seguranças e uma parceria com a polícia, o hotel também não está imune de ocorrências.
- No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção.
- Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranqüilidade.
- Não deixe sua carteira, celular, palmtop ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente.
- Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles.
- Não leve pessoas estranhas para o hotel.
- No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante.
- Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros.
- Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas.
- Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto.
- Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores.
- Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender prontamente o turista.
Em restaurantes:


- Durante a refeição a atenção fica voltada para a mesa. Por isso, é mais um momento em que sua segurança fica vulnerável
- Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece etc.
- Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem.
- No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento.
- Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário