segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Antes e durante a viagem, é preciso tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, é importante que o obstetra tenha dado o aval do passeio, assim a grávida vai mais tranquila sabendo que está tudo bem.
A partir do sétimo mês, algumas companhias aéreas exigem autorização médica – com as condições de saúde da gestante e a data prevista para o parto. E segundo especialistas, a viagem de carro é a melhor opção, porque é possível ir direto para o hospital.
Durante o passeio, vale caminhar a cada duas horas, por 10 minutos – essa movimentação ajuda na circulação do sangue e evite a trombose. No trem, ônibus ou avião, ao andar pelos corredores, é preciso se apoiar nas poltronas, para evitar o desequilíbrio. Nas viagens de carro, estradas com pouco movimento são boas opções para as paradas. Se for fazer algum passeio de navio, o ideal é ter um remédio para enjoo à mão, receitado pelo obstetra.
Em qualquer viagem, é indispensável tomar líquidos, para manter a hidratação, e consumir frutas e lanches leves, assim evita-se ficar muito tempo sem comer e passar mal. A atenção vale também na hora de escolher o que vestir – roupas largas e de tecidos naturais são sempre mais confortáveis.



Dicas para grávidas que vão viajar de:
AVIÃO:
- Caminhe e alongue as pernas durante o voo;
- Ajuste o cinto de segurança abaixo da barriga e não sobre ela;
- Coloque um travesseiro na cintura, para evitar dores nas costas;
- Beba bastante líquido, para equilibrar a baixa umidade das cabines dos aviões;
- Faça pequenas refeições durante o voo para evitar enjoos.

CARRO, TREM OU ÔNIBUS:
- Use o cinto de segurança abaixo do abdômen;
- Deixe pelo menos um espaço de 10 centímetros entre sua barriga e o volante (lembre-se que é mais seguro dirigir somente até o 7o mês ou de acordo com a orientação do seu médico);
- Nas viagens de carro, pare para caminhar ou se movimentar a cada duas horas;
- No caso de viagens de trem ou ônibus caminhe no corredor apoiando-se nas poltronas.

NAVIO:
- Alimente-se com comidas mais leves;
- Peça para que o seu médico indique um remédio específico para diminuir os enjoos;
- Verifique se o navio possui assistência médica a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário