terça-feira, 16 de outubro de 2012


Você adora fotografar, vai fazer a viagem dos sonhos e não sabe qual tipo de câmera digital deve comprar? O primeiro passo para fazer uma boa escolha é definir que tipo de uso você dará à câmera.

1. Você precisa apenas de uma Point&Shot se: gosta de câmeras pequenas e fáceis de usar; não entende de velocidades, aberturas de diafragma e não pretende aprender; quer praticidade e boa qualidade de imagem; raramente vai imprimir alguma coisa maior que 15×21.


2. Você precisa de uma Compacta Amadora se: não quer carregar câmeras grandes demais; pretende, um dia, aprender mais sobre fotografia; quer qualidade melhor de imagem e mais controle sobre a câmera; raramente vai imprimir alguma coisa maior que 20×30.


3. As Superzoons são para você se: o tamanho não é problema; você sente a necessidade de uma câmera que se ajuste melhor a sua mão; quer mais flexibilidade da lente; não se incomoda com uma lente um pouco mais lenta na hora de focalizar; pretende imprimir fotos em tamanhos maiores, como 20×30 ou 30×40; quer total controle sobre as funções da câmera; procura lentes de melhor qualidade.


4. DSLRs são para quem: já tem conhecimento dos fundamentos da fotografia; não tem problema em carregar uma câmera grande e mais algumas lentes, um conjunto bem pesado; pretende se profissionalizar, ou já é profissional; busca total controle sobre a imagem; quer imagens com menos “noise” e desempenho aceitável em ISOs altos; imprime pôsteres e imagens grandes; busca flexibilidade no uso das lentes; gosta muito de fotografia; considera qualidade, nitidez e definição de imagem muito importantes; sabe o que é RAW, Dynamic Range, Av, Tv, Histograma, Custom WB etc.


É sempre bom lembrar que não adianta comprar uma câmera que está acima do seu conhecimento, isso não ajudará. É importante ler o manual, dominar a câmera e aprender mais sobre fotografia para fazer boas fotos. Uma simples Point&Shot já tem recursos de sobra e que permitem muitas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário