quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Você viaja em busca de mais cultura? Vai sempre em busca de arte, galerias e museus? Pois saiba que nem sempre museus remetem a grandes exposições de arte. Nesta seleção, vamos mostrar para você os 10 museus mais bizarros do mundo, onde pinturas e esculturas tradicionais dão lugar a coleções que vão de pênis ou mostarda à história da tortura, dos funerais, dos esgotos e até dos vasos sanitários. Confira!

MUSEU DA TORTURA, Amsterdã


Quem gosta de filmes de terror curtirá esse museu, que segue o mesmo estilo em Amsterdã – cidade conhecida por reunir também outros museus inusitados, como o do Sexo e o da Maconha. O acervo reúne instrumentos de tortura com tutoriais que explicam cada uma das histórias e seu uso na sociedade.

MUSEU NACIONAL DA HISTÓRIA DO FUNERAL, Houston


Morbidez também é cultura. Pelo menos é isso o que ocorre neste museu localizado em Houston, no Texas. É lá onde está a maior coleção da América de artefatos de serviços fúnebres, como carros e ônibus funerários motorizados ou puxados por cavalos, além de displays de embalsamento, caixões e até itens usados em funerais presidenciais e papais.

MUSEU DO ESGOTO, Paris


Quem quiser conhecer Paris por completo, pode dar um pulo neste museu, que exibe o sistema de esgoto da cidade, com seus túneis, que remonta ao ano de 1370. O primeiro sistema subterrâneo foi construído em Montmartre, e, desde então, sucessivos governos têm ampliado o sistema para servir a população parisiense.

MUSEU ISLANDÊS DO PÊNIS, Reykjavik


Além do Museu do Sexo, em Amsterdã, há outro, na Islândia, dedicado apenas às partes íntimas masculinas. São 280 exemplares de 93 espécies de animais, exibidos como troféus de caça, embalsamados em formol e dispostos em recipientes de vidro. O museu também tenta coletar amostras de pênis de todos os mamíferos da Islândia, incluindo diversas espécies que estão ameaçadas ou extintas em águas islandesas e em outras partes do mundo, como monstros marinhos, baleias e focas. Também há um pênis humano, mantido em conserva também em um frasco com formol.

MUSEU INTERNACIONAL DO VASO SANITÁRIO SULABH, Nova Déli


Fundada por Bindeshwar Pathak em 1970, a fundação Sulabh reúne mais de 50 mil voluntários dedicados a difundir o uso de vasos sanitários pela Índia. A organização sem fins lucrativos tem um museu dedicado à história do saneamento e dos banheiros. O espaço mostra, também, um modelo de banheiro público pago que conta com banheira, lavanderia e mictório e é utilizado por cerca de 10 milhões de pessoas diariamente em todo o país.

MUSEU DO LAMEN SHIN-YOKOHAMA, Yokohama


Os famosos restaurantes japoneses que servem exclusivamente o lamen (sopa de macarrão instantâneo) ganharam museu. Considerado um parque de diversões gastronômico, tem como principal atração a produção do Tóquio Showa 33, o macarrão instantâneo inventado em 1958. Há também amostras de outras marcas famosas da iguaria. O local conta ainda com lojinha, onde é possível levar para casa tigelas de lamen, utilitários de cozinha e, claro, pacotes de macarrão instantâneo.

MUSEU DA BATA FRITA, Bruges


A charmosa cidade de Bruges abriga um museu dedicado apenas às batatas fritas. O local conta a história da batata e da batata frita, passando pela origem belga da iguaria e pelas técnicas de preparação e tempero. A exposição principal fica no primeiro andar do museu. Já nos demais pavimentos, é possível provar as tradicionais batatas belgas. Entre os destaques, estão uma antiga fritadeira restaurada e vasos incas representando batatas variadas, além de pinturas e fotografias de tradicionais pontos de venda da delícia.

MUSEU DA MOSTARDA, Middleton


Um museu dedicado à mostarda pode ser visitado no centro de Middleton, em Wisconsin, EUA. O acervo conta com diversos tipos e marcas do condimento. Concebido e fundado por Barry Levenson, tem uma coleção reunida desde 1986, com mais de 5.300 mostardas de 60 países. Há ainda uma loja que oferece degustação gratuita de amostras do condimento.

MUSEU CURRYWURST, Berlim


Fica em Berlim um museu inteiramente dedicado ao curry-wurst, lanche típico alemão que leva salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry. O visitante pode preparar seu próprio prato e ainda conhecer sua história. Aberto em agosto de 2009, também exibe a história de Herta Heuwer, inventora do lanche. Há também clipes de filmes famosos em que o curry-wurst aparece, como a série de TV alemã Drei Damen vom Grill. Até a decoração é temática, com sofá em forma de salsicha e salas repletas de aromas e temperos.

MUSEU DO FIM DOS RELACIONAMENTOS, Zagreb


Enquanto a arte tenta retratar com frequência o amor, seja por meio de músicas, pinturas ou outros, há (quem diria) um museu em Zagreb, Croácia, dedicado exclusivamente a algo nada romântico: relacionamentos amorosos fracassados. O acervo conta com objetos pessoais de ex-amantes, carregados de memórias e emoções. Há também fotografias, cartas e mensagens de ex-namorados, com descrições de data e local dos relacionamentos anônimos. Uma curiosidade: o museu recebeu o Prêmio Kenneth Hudson de "o mais inovador da Europa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário