quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Hotel Glória com muita história para contar

A história do Hotel Glória começa diante de um importante acontecimento histórico: o centenário da Independência do Brasil. A pedido do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, foi idealizado um projeto que oferecesse requinte, sofisticação e excelência de serviços para hospedar as delegações estrangeiras que viriam para os festejos comemorativos da ocasião.


À frente da construção, estavam o empresário Rocha Miranda e o projetista francês Joseph Gire, o mesmo idealizador do Copacabana Palace e Palácio das Laranjeiras. Em 15 de agosto de 1922, era inaugurado o Hotel Glória, o primeiro cinco estrelas do Brasil, considerado também o primeiro prédio de concreto armado do país. Sua localização era estratégica: no bairro da Glória, antes mesmo da construção do Aterro do Flamengo, o hotel ficava a poucos metros do mar e possuía uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Corcovado. Além disso, estava a apenas 1,5 quilômetro do Palácio do Catete, então sede do governo federal.


O Hotel Glória, inclusive, sempre teve uma grande importância política ao longo das décadas. Epitácio Pessoa esteve presente na cerimônia de inauguração, tendo sido o primeiro dos 19 presidentes a passar pelo hotel. Entre eles, Getúlio Vargas, Ernesto Geisel, Juscelino Kubitschek, José Sarney, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O Glória serviu ainda de residência para deputados, senadores e ministros. A também proximidade do centro cultural da cidade contribuiu ainda mais para a história de glamour do Hotel Glória, que, ao longo de sua existência, recebeu diversas estrelas do cinema, teatro e música.


Em maio de 1949, o engenheiro italiano Arturo Brandi adquiriu o prédio e passou a administrá-lo juntamente com seu sócio, Eduardo Tapajós, que, posteriormente, assumiu integralmente o comando do hotel. Em 1995, o Hotel Glória entrou para o Guinness Book como o maior em número de quartos no país. Em meados dos anos 90, iniciou-se um programa de reforma e modernização, que, em 1997, transformou o Glória no primeiro hotel totalmente informatizado do Rio de Janeiro. A partir daí, passou a integrar um sistema de reservas conectado às agências de viagens em todo o mundo. O empresário Eduardo Tapajós dirigiu o hotel por meio século até sua morte em 1998. Em seu lugar, assumiu sua viúva, Maria Clara Tapajós.


 Em 2008, a administração do Hotel optou por vender o empreendimento ao Grupo EBX, do empresário Eike Fuhrken Batista. O Glória Palace Hotel – nome dado pela nova gestão – está passando por reforma e revitalização, que devolverão todo o charme e pioneirismo tecnológico ao hotel, através de um projeto sustentável e inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário